Wiki v4.0
Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Solicitação de Certificado Digital A3 - Token USB



A UFOPA conta com um serviço de emissão de certificados digitais do tipo A3 (Token USB) fornecido através da empresa CertSign. A Coordenação de Segurança da Informação (CTIC) é responsável por gerenciar a emissão e renovação dos certificados digitais para os servidores da UFOPA, bem como, o recolhimento dos Tokens antigos para o caso de renovação.

Servidores da UFOPA que necessitem da emissão ou renovação de seu certificado digital do tipo A3 para acesso aos sistemas estruturantes do governo (como SCDP, ComprasNet, etc.) deverão fazer a solicitação de fornecimento deste serviço ao CTIC. Os passos para a certificação digital serão descritos abaixo:

1. SOLICITAÇÃO:

Enviar memorando eletrônico direcionado ao CTIC informando qual a finalidade do token USB. Anexo ao memorando deverá ser enviado o TERMO DE RESPONSABILIDADE devidamente preenchido e assinado.

2. CADASTRO:

A receber o memorando eletrônico e o termo de responsabilidade o CTIC analisará o pedido e, caso seja aceito, enviará um e-mail ao solicitante com um link direcionado para o site da Certisign para que possa iniciar o processo de certificação. Ao final desta etapa será gerado um número do pedido. Uma confirmação com o número do pedido é enviada para o e-mail informado no cadastro.

3. AGENDAMENTO DA CERTIFICAÇÃO PRESENCIAL:

A próxima etapa para o processo de certificação, consiste em agendar o comparecimento do responsável pelo certificado (com os documentos pessoais) em um posto de atendimento da CertSign, para serem validados presencialmente. Para isso, acesse este link  com o número do pedido.

4. CERTIFICAÇÃO PRESENCIAL:

Solicitante comparece ao posto de atendimento (Em Santarém, fica na Câmara de Dirigentes Lojistas -CDL, R. Galdino Veloso, 693 - Centro) com documentos de identificação para verificação presencial e coleta da biometria. Apesar do site da Certisign informar que é necessário apresentação de cópias de 2 documentos de identificação e comprovante de residência o posto local exige apenas os documentos de identificação que serão digitalizados no local.

O solicitante receberá seu token no posto de atendimento.

Obs.: Não é necessário efetuar nenhum tipo de pagamento

Atualizado em 18/10/2017 às 11:22 Visitas: 131