Wiki v4.0
Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Videoconferência com equipamentos Polycom HDX7000

Como funciona e como utilizar os equipamentos de videoconferência Polycom HDX7000 da UFOPA



Como funcioana as videoconferências utilizando equipamento Polycom

Como Funciona

Os equipamentos da Polycom utilizam um protocolo de comunicação chamado de H.323 e por esse motivo não é compativel para a comunicação com outros sistemas de conferência que usam protocolos proprietários ou mesmo aberto que sejam de tipo diferente. O protocolo H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimidia em redes baseadas em pacotes e que não provêm uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323. de outros fabricantes. 

 

Tipos de Videoconferência

MCU

Costuma-se classificar as videoconferências segundo a forma de conexão e interação entre os participantes, nas sequintes modalidades:

  • Ponto a Ponto: somente dois equipamentos interagem, por meio de discagem direta.
  • Multiponto: quando há a interação entre três ou mais equipamentos. Um equipamento central chamado de Multipoint Control Unit (MCU) é responsável pela interconexão de todos os participante.
  • Broadcasting: quando um ou mais equipamentos participam de uma videoconferência e esta é transmitida em tempo real para que outros interessados possam ver e escutar, passivamente.

 

O que é preciso para conectar a outro equipamento de videoconferência?

Para conectar a outro equipamento de videoconferência compativel, você vai precisar do endereço do outro equipamento que pode ser seu IP versão 4 (exemplo: 200.145.62.240), ou seu IP versão 6 (exemplo: 1b11:22ad:333a:444b:5cc5:66d6:e777:88f8) ou nome DNS (exemplo: stereo.polycom.com) ou endereço SIP (exemplo: usuário@domínio.com). Eventualmente o endereço IP pode ser de um equipamento MCU que interliga diversos equipamentos dentro de uma instituição, então além de fornecer o endereço você precisa indicar qual ramal ou sala especificamente você deseja acessar. Geralmente se adota o simbolo ## para separar o endereço do ramal (exemplo com IPv4: 200.145.62.240##250).

 

Como usar o equipamento

Como usar o controle remoto

Como controlar o que você vê

Seleção e ajuste de uma câmera ou de outra fonte de vídeo

Como configurar e usar as predefinições da câmera

Mudando o layout de exibição

Atualizado em 26/03/2019 às 11:47 Visitas: 45