Como posso ajudar?

Como matricular o discente ingressante em Plano de Matrícula

Público-Alvo: Servidores das Coordenações Acadêmicas (usuários com acesso ao Portal do Coordenador de Graduação )

CTIC


Papel de acesso: Coordenador, Vice-coordenador ou Secretaria do Curso.

Versão do sistema: 3.38.14

 

Atenção para condições necessárias:

  1. O discente ingressante deve estar com status CADASTRADO.

 

DICA:

Antes de começar a operação, retire um relatório dos discentes ingressantes do referido curso. Acesse o caminho: Portal do Coordenador > Relatórios > Discentes > Lista de ingressantes, o status dos discentes antes da matrícula deve ser CADASTRADO.

Após matricular os discentes, gere novamente o relatório e comprove que o status dos discentes matriculados passa a ser ATIVO. 

 

1º PASSO:

Logue no SIGAA, com seu login/senha que acessa o SIGRH.

Atenção! O usuário deverá ter vínculo de secretário do curso do curso que se deseja cadastrar o plano ou com acesso de Coordenador/Vice-Coordenador de Curso. Caso não tenha, solicite à DRA/PROEN, seguindo os procedimentos descritos no artigo

 

2º PASSO:

Acesso o caminho: Portal do Coordenador > Matrículas > Alunos Ingressantes > Matricular Aluno Ingressante

 

3º PASSO:

O sistema exibirá a tela para consulta o discente, escolha o filtro. Entre as opções apresentadas, temos: Matrícula, CPF e/ou Nome do discente. Após inserir o nome, por exemplo, clique em Buscar.

 

4º PASSO:

O sistema exibirá somente os discentes do curso. Nessa tela, o sistema listará abaixo, os discentes, conforme o filtro informado. Após encontrar o discente, selecione-o clicando na setinha verde. Observe que o status do discente está CADASTRADO. O ícone cartão lhe permite Visualizar Detalhes do discente. 

 

5º PASSO:

A próxima tela exibida será para selecionar o plano de matrícula, clique no plano de matrícula e prossiga clicando no botão Avançar.

 

6º PASSO:

Nesse passo serão exibidos os detalhes do plano de matrícula, informações como: Ano-período, Componente Curricular, Código da turma, Quantidade de vagas, Horário e Quadro de Horários e Docentes responsáveis pelas respectivas turmas. Para confirmar a matrícula do discente ingressante, clique em Cadastrar

 

7º PASSO:

Executada a operação, o sistema exibirá o Atestado de Matrícula do discente que você acabou de matricular. 

Nesse caso, você pode:

1. Gerar o documento PDF do Atestado de Matrícula, clicando em Imprimir. (Contudo, não é obrigatório, pois o próprio discente pode emitir esse  e outros documentos através do Portal do Discente).

2. Para voltar para o menu principal do Portal da Coordenação do Curso e continuar a matricular outros discentes, clique no link Portal do Coordenador, no canto superior esquerdo da tela.  

 

Abaixo, segue o vídeo-tutorial, mostrando o passo a passo dessa matrícula:

 

Bom trabalho!

ARTIGOS RELACIONADOS:

Cadastrar discente ingressante

Cadastrar plano de matrícula para discente ingressante

 

Para mais informações, entre em contato com a DRA/PROEN: dra@ufopa.edu.br / (93)2101-6758

Atualizado em 19/04/2022 às 17:22 Visitas: 344