Como posso ajudar?

Configuração do App Talk no Android e iOS

Aplicativo a ser usado em dispositivos móveis

CTIC Técnicos Administrativos Nuvem


Apresentação

 

Como apresentado no artigo “Usando o Talk - mensageiro institucional da UFOPA” , aplicação é um serviço de mensagem instantânea é um serviço de mensagem instantânea disponibilizado para os servidores da UFOPA. A ferramenta oferece:

 

  • Chamadas de áudio/vídeo HD (H.264);

  • Chamadas em grupo e individuais;

  • Webinars e reuniões públicas na Web;

  • Conversas individuais e em grupo;

  • Partilha de ecrã fácil;

  • Aplicações móveis para Android e iOS;

  • Notificações push de chamadas e conversas móveis;

  • Conversas totalmente locais;

  • Chamadas encriptadas de ponta a ponta;

 

Instalação e Configuração do App

 

O App Talk está disponível para na Play Store e na Apple Store. Neste passo a passo, será colocada a instalação no dispositivo com sistema operacional Android, entretanto, pode-se seguir o mesma lógica para o iOS.

Na Play Store deverá ser pesquisado e instalado o aplicativo “Nextcloud Talk”.

 

 

 

Em seguida deverá ser iniciado o aplicativo. Será mostrada a tela inicial para ser colocado o endereço do servidor institucional, no caso, da UFOPA. Insira nuvem.ufopa.edu.br e clique na seta ao lado.

 

 

A seguir, será colocado um aviso em que consiste verificar se o nome dispositivo móvel a ser autenticado pertence ao usuário. Caso positivo, é só clicar em “Entrar”.

 

 

 

 

Seguindo, na tela aparecerá o formulário de autenticação. Insira o usuário e senha utilizado no sistema SIG. Em seguida, clique em “Entrar”.

 

 

 

 

Feito isso, será mostrada a página para pedir ao usuário o acesso ao dispositivo móvel no serviço nuvem uDrive da UFOPA e, assim, manter o app Talk conectado a todo instante. É só clicar em “Conceder acesso”.

 

 

 

 

A seguir será colocada a tela onde poderá ser iniciada a conversa com usuário desejado.

 

 

 

 

Considerações Finais

 

O aplicativo Talk ainda oferece a criação de conversas em grupos onde você poderá configurar o moderador (1 ou mais pessoas), marcar como não lidas as mensagens para analisar depois, criar link (endereço) para que outras pessoas possam participar da conversa, iniciar uma chamada e outras funcionalidades.

 

 

 

 

Atualizado em 26/02/2024 às 14:23 Visitas: 3