Como posso ajudar?

Como cadastrar Plano de Matrícula para Discente Ingressante

Público-Alvo: Servidores das Coordenações Acadêmicas (usuários com acesso ao Portal do Coordenador de Graduação)

CTIC


Papel de acesso: Coordenador, Vice-coordenador ou Secretaria do Curso.

Versão do sistema: 3.38.14

 

Do que se trata esse Plano de Matrículas para Discentes Ingressantes?

O plano de matrícula é um conjunto de componentes curriculares, os quais, idealmente, os discentes devem cursar durante o primeiro período. A funcionalidade é utilizada para que esse plano seja construído com as turmas abertas no semestre em questão. As vagas dos componentes vinculados a um plano de matrícula são permanentemente ocupadas por alunos ingressantes. Caso um ingressante efetivamente não ocupe a vaga, um novo ingressante deverá ocupar.

A matrícula em plano de matrícula de ingressantes não é afetada pelo processamento de matrícula, dado que as vagas do plano já estão alocadas na turma, não havendo possibilidade alterar a disputa dos alunos veteranos nessas turmas → dado que ingressante em plano de matrículas apenas ocupa vaga reservada pra ingressante; por tal razão, não é afetada pela validação do período de processamento.

 

Atenção para condições necessárias:

  1. O componente curricular  da turma criada deve estar associado a estruturas curriculares do curso em questão. Ou seja, a estrutura curricular deve estar atualizada. 

  2. Para cadastro e/ou alterações de Planos de matrícula precisa estar dentro do período configurado no Calendário Acadêmico. 

  3. As turrmas (já cadastradas anteriormente) devem ter reservas de vagas para o curso. 

 

1º PASSO:

Logue no SIGAA, com seu login/senha que acessa o SIGRH. Atenção o usuário deverá ter vínculo de secretário do curso que se cadastrar o plano ou com acesso de Coordenador ou Vice-Coordenador de Curso. Caso não tenha, solicite à DRA/PROEN, seguindo os procedimentos descritos no artigo
 

2º PASSO:

Acesso o caminho: Portal do Coordenador > Matrículas > Alunos Ingressantes > Plano de Matrícula > Gerenciar Planos de Matrícula
 

3º PASSO:

O sistema exibirá a tela para consultar Planos de Matrícula. Como será a primeira vez de cadastro, clique na opção Cadastrar.
 

4º PASSO:

A próxima tela que o sistema exibirá será para cadastrar o plano de matrícula. Conforme instruções: " O Plano de Matrícula em Turmas de Discentes Ingressantes permite que os discentes ingressantes de uma matriz curricular sejam matriculados automaticamente em um grupo de turmas selecionadas quando os mesmos são cadastrados. Para isto, informe um código, uma matriz curricular e escolha quais turmas os discentes serão matriculados. Serão listadas apenas as turmas com reservas de vagas para a matriz curricular selecionada ". Logo, importante que as turmas cadastradas tenham vagas reservadas para o curso. 

Campos a preencher:

  • Ano-período,

  • Matriz Curricular e 

  • Capacidade.

Após selecionar  a matriz curricular do curso, logo abaixo, serão exibidas as turmas que foram cadastradas com reserva de vagas para o curso, por nível. Para agilizar, selecione o grupo de turmas do 1º nível, marcando a caixinha ao lado. Logo após, clique no botão Próximo Passo.
 

5º PASSO:

A próxima tela que o sistema exibirá será um resumo das turmas do Plano de Matrícula  e Quadro de horários para que você confirme o cadastro do plano. 

Tá tudo certinho? Então clique no botão Cadastrar
 

6º PASSO:

Pronto! Na parte de cima da tela, o  sistema exibirá a seguinte mensagem: 'Operação realizada com sucesso!'  e abaixo exibirá os planos de matrícula em turmas cadastrados, com ícones de ações (Visualizar, Editar, Excluir). Com o passar das matrículas, o sistema contabilizará o quantitativo de discentes atendidos, ou seja, os discentes que já foram matriculados nesse plano de matrícula.

Caso clique no ícone lupinha Visualizar, será exibido o plano de matrícula em detalhes. 
 

Segue abaixo, vídeo mostrando o passo a passo da operação. Assista:

 

Bom trabalho!!

 

ARTIGOS RELACIONADOS:

Como cadastrar discente ingressante

Como matricular discente ingressante em plano de matrícula

Atualizado em 19/04/2022 às 17:22 Visitas: 307