Como posso ajudar?

Usando o Talk - mensageiro institucional da UFOPA

Serviço de mensagem instantânea institucional da UFOPA

CTIC Técnicos Administrativos Nuvem


O aplicativo Talk é um serviço de mensagem instantânea, que facilita a comunicação e o compartilhamento de informações, de forma segura através da plataforma de nuvem institucional uDrive.

Essa ferramenta traz uma interface mais amigável ao usuário, a compatibilidade com dispositivos móveis, seja através das plataformas Android ou IOS, e ainda podendo ser acessado diretamente pelo endereço web https://nuvem.ufopa.edu.br/apps/spreed/

O serviço Talk (Falar) oferece: 

  • Chats privados; 

  • Criação de grupos; 

  • Envio e recebimento de mensagens de textos e Mídias (imagens e vídeos); 

  • Chamada de áudio; 

  • Chamada de vídeo; 

  • Agenda com todos os servidores da universidade; 

  • Acesso disponível na web de qualquer lugar da internet; 

  • Disponíveis apenas para servidores da universidade;

 

Criação de um bate-papo

 

Ao acessar o aplicativo Talk, você poderá criar um bate-papo individual direto pesquisando o nome de um usuário, grupo ou círculo e clicando nele. Para um único usuário, uma conversa é criada imediatamente e você poderá iniciar seu bate-papo. Para um grupo ou círculo, você escolhe um nome e as configurações antes de criar a conversa e adicionar os participantes.

 

 

Se você deseja criar uma conversa em grupo personalizado, clique no botão : ao lado do botão de filtros e depois em Criar uma nova conversa.

 

 

Você pode escolher um nome para a conversa, colocar uma descrição e configurar um avatar para ela (com foto ou emoji carregado) e selecionar se a conversa deve ser aberta para usuários externos e se outros usuários no servidor podem ver e junte-se à conversa.

 

 

Na segunda etapa, você consegue adicionar participantes e finalizar a criação da conversa.

 

 

Você pode cancelar a criação de uma conversa clicando fora da área do menu branco a qualquer momento.

 

Filtre suas conversas

 

Você pode filtrar suas conversas usando o botão de filtro localizado ao lado do campo de pesquisa. Existem duas opções de filtragem: 1. Filtrar menções não lidas: Esta opção permite visualizar conversas em grupo com menções não lidas ou conversas individuais não lidas. 2. Filtrar mensagens não lidas: esta opção permite visualizar todas as mensagens não lidas em todas as conversas ingressadas.

 

 

 

Compartilhando arquivos em um bate-papo

 

Você pode compartilhar arquivos em um bate-papo de 3 maneiras.

 

Primeiro, você pode simplesmente arrastar e soltar no chat.

 

 

Em segundo lugar, você pode selecionar um arquivo de seus Arquivos Nextcloud (Nuvem uDrive UFOPA) ou de um gerenciador de arquivos, escolhendo o pequeno clipe de papel e selecionando de onde deseja escolher o arquivo.

 

 

 

Respondendo a mensagens e muito mais

 

Você pode responder a uma mensagem usando a seta que aparece quando você passa o mouse sobre uma mensagem.

 

 

 

Considerações Finais

 

O aplicativo Talk ainda oferece a criação de conversas em grupos onde você poderá configurar o moderador (1 ou mais pessoas), marcar como não lidas as mensagens para analisar depois, criar link (endereço) para que outras pessoas possam participar da conversa, iniciar uma chamada e outras funcionalidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualizado em 23/02/2024 às 14:14 Visitas: 9