Como posso ajudar?

Solicitação de Certificado Digital A3 - Token USB

CTIC


A UFOPA conta com um serviço de emissão de certificados digitais do tipo A3 (Token USB) fornecido através da empresa SOLUTI. A Coordenação de Suporte (CTIC) é responsável por gerenciar a emissão e renovação dos certificados digitais para os servidores da UFOPA, bem como, o recolhimento dos Tokens antigos para o caso de renovação.

Servidores da UFOPA que necessitem da emissão ou renovação de seu certificado digital do tipo A3 para acesso aos sistemas estruturantes do governo (como SCDP, ComprasNet, etc.) deverão fazer a solicitação de fornecimento deste serviço ao CTIC. Os passos para a certificação digital serão descritos abaixo:

1. SOLICITAÇÃO:

Realizar solicitação através do GLPI (suporte.ufopa.edu.br) direcionado ao CTIC (Serviços de TI, Categoria: SOLICITAÇÃO DE TOKEN) informando qual a finalidade do token USB e anexar o TERMO DE RESPONSABILIDADE devidamente preenchido e assinado.

2. CADASTRO:

Ao receber a solicitação e o termo de responsabilidade o CTIC analisará o pedido e, caso seja aceito, efetuará o cadastro das informações do solicitante no serviço de controle de emissão de certificado (ALOCAR VOUCHER). Ao final desta etapa será gerado um número do pedido (voucher) a ser enviado para o solicitante. Uma confirmação com o número do pedido é enviada para o e-mail informado no cadastro.

3. AGENDAMENTO DA CERTIFICAÇÃO PRESENCIAL:

A próxima etapa para o processo de certificação, consiste em agendar uma entrevista do responsável pelo certificado (com os documentos pessoais), via webconferência, sendo necessário para isso anexar a carteria de habilitação (CNH) do responsável pelo certificado.

Caso o solicitante do certificado não tenha Carteira de Habilitação Nacional, ele pode se dirigir até um posto de atendimento da SOLUTI, para serem validados presencialmente. Para isso, acesse este link  com o número do pedido (voucher).

4. CERTIFICAÇÃO PRESENCIAL:

Após a entrevista virtual será enviado para o e-mail do responsável pelo certificado um número de usuário para ser emitido o certificado digital e gravado no token físico, tarefa esta que é executada pela coordenação de suporte.

Ou no caso da visita presencial, o responsável pelo certificado já pode pegar o token com a coordenação de suporte e levar ao posto de atendimento, que após a entrevista pessoal, o certificado poderá ser gravado no token.

5. INSTALAÇÃO DE SOFTWARE E DRIVE DO CERTIFICADO DIGITAL A3.

Após a gravação do token pelo suporte, ou pelo posto de atendimento, é necessário efetuar a instalação do software e drives do token no computador do responsável pelo certificado digital A3. A ser agendado com o suporte conforme disponibilidade.

Obs.: Não é necessário efetuar nenhum tipo de pagamento

Atualizado em 23/06/2023 às 18:59 Visitas: 267