Como posso ajudar?

Como salvar mensagens na máquina local liberando espaço na sua conta de e-mail

CTIC


Todos os servidores da UFOPA possuem uma conta de e-mail institucional pessoal e os setores seus respectivos e-mails setoriais. Tendo em vista que a capacidade de armazenamento do servidor de webmail não suporta grandes quantidades de informações armazenadas em sua base de dados, torna-se necessário limitar o armazenamento dos usuários em sua conta webmail. 

O grande problema é que muitas mensagens são importantes aos usuários e torna-se inviável apaga-las para liberação de espaço na caixa de entrada. Outro problema é o fato que se a caixa de entrada do usuário estiver lotada torna-se impossível receber novas mensagens, impedindo que novos e-mails importantes cheguem até o usuário.

Há também o fato de que muitos usuários não tem o hábito de excluir mensagens da caixa de lixeira ou mesmas as mensagens enviadas. O correto seria então filtrar as mensagens que não são tão importantes apagando-as da caixa de entrada, mensagens enviadas e da lixeira, liberando espaço para novas mensagens chegarem ao usuário.

Ainda assim, seria importante fazer a manutenção do correio eletrônico fazendo o backup das mensagens antigas no computador local, liberando todo espaço para o armazenamento das mensagens. Como fazer isso?

Dica:

O e-mail institucional possui a opção para salvar (backup) as mensagens em formato .zip. Basta seguir os passos a seguir:

Passo 1: Selecione as mensagens que deseja salvar (fazer backup) em seu computador.

 

 

Passo 2: Clique na opção "Mais" abaixo dos três pontinhos "...", em seguida escolha a opção "Baixar" como mostra a imagem abaixo:

 

Passo 3: Após clicar na opção "Baixar" escolha a opção "Formato maildir (.zip)" como demonstra a figura abaixo:

 

Passo 4: Abrirá uma caixa com as opções "Abrir" e "Salvar Arquivo". Selecione a opção para salvar arquivo e escolha o local onde deseja salvar.

 

Passo 5: Abrirá uma caixa de diálogo pedindo para salvar o arquivo. Por padrão o nome do arquivo é "INBOX.zip" podendo ser modificado para outro nome no intuito de melhor identicar o arquivo que está sendo salvo. O arquivo ".zip" será gerado e ao abrir aparecerá como mostrado abaixo:

 

Passo 6: Para abrir os arquivos é necessário ter instalado em seu computador o software Mozilla Thunderbird  que pode ser obtido baixando-o da internet. Caso não consiga instalar o usuário pode solicitar ao ctic sua instalação. Após instalado ao clicar em uma das mensagens salvas o programa irá abrir o e-mail de forma organizada e com as mesmas formatações, inclusive com seus anexos.

 

Software mozilla thunderbird.

Atualizado em 19/04/2022 às 17:17 Visitas: 200