Como posso ajudar?

Videoconferência com equipamentos Polycom HDX7000

Como funciona e como utilizar os equipamentos de videoconferência Polycom HDX7000 da UFOPA

CTIC


Como funcioana as videoconferências utilizando equipamento Polycom

Os equipamentos da Polycom utilizam um protocolo de comunicação chamado de H.323 e por esse motivo não é compativel para a comunicação com outros sistemas de conferência que usam protocolos proprietários ou mesmo aberto que sejam de tipo diferente. O protocolo H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimidia em redes baseadas em pacotes e que não provêm uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323. de outros fabricantes. 

 

Tipos de Videoconferência

Costuma-se classificar as videoconferências segundo a forma de conexão e interação entre os participantes, nas sequintes modalidades:

  • Ponto a Ponto: somente dois equipamentos interagem, por meio de discagem direta.
  • Multiponto: quando há a interação entre três ou mais equipamentos. Um equipamento central chamado de Multipoint Control Unit (MCU) é responsável pela interconexão de todos os participante.
  • Broadcasting: quando um ou mais equipamentos participam de uma videoconferência e esta é transmitida em tempo real para que outros interessados possam ver e escutar, passivamente.

 

O que é preciso para conectar a outro equipamento de videoconferência?

Para conectar a outro equipamento de videoconferência compativel, você vai precisar do endereço do outro equipamento que pode ser seu IP versão 4 (exemplo: 200.145.62.240), ou seu IP versão 6 (exemplo: 1b11:22ad:333a:444b:5cc5:66d6:e777:88f8) ou nome DNS (exemplo: stereo.polycom.com) ou endereço SIP (exemplo: usuário@domínio.com). Eventualmente o endereço IP pode ser de um equipamento MCU que interliga diversos equipamentos dentro de uma instituição, então além de fornecer o endereço você precisa indicar qual ramal ou sala especificamente você deseja acessar. Geralmente se adota o simbolo ## para separar o endereço do ramal (exemplo com IPv4: 200.145.62.240##250).

 

Como usar o equipamento

Como controlar o que você vê

Seleção e ajuste de uma câmera ou de outra fonte de vídeo

Como configurar e usar as predefinições da câmera

Mudando o layout de exibição

Atualizado em 19/04/2022 às 17:22 Visitas: 187