Como posso ajudar?

SIPAC - Visão Geral

SIPAC - Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos

CTIC


O SIPAC informatiza os fluxos da área administrativa através da informatização de todo o orçamento distribuído no âmbito interno e das requisições que demandam este orçamento (Material, Passagens, Diárias, Suprimento de Fundos, Auxílio Financeiro, prestações de serviço pessoa física e jurídica, etc). Informatiza também os almoxarifados (centrais e setoriais), todo o controle patrimonial, as compras e licitações, o controle de atas e pedidos em registros de preços, o acompanhamento de entrega de empenhos (liquidação), o controle de obras e manutenções de bens imóveis, a aquisição de livros pela biblioteca, as faturas de água e energia, o controle dos contratos e convênios celebrados, o fluxo de processos e documentos eletrônicos, o registro e pagamento de bolsistas, o acompanhamento das despesas com automóveis e combustíveis. O SIPAC também disponibiliza portais de informações para os pró-reitores, para a auditoria interna e para a fundação.

A tabela abaixo ilustra os módulos do sistema, finalidade de utilização, perfis envolvidos e status de implantação na UFOPA:

#

Módulos

Finalidade

Perfis Envolvidos

Status

1

Acesso à Informação

O módulo de Acesso à Informação é responsável pelo controle dos pedidos e recursos solicitados através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão.

Gestor Acesso Informação

Inativo

2

Atendimento de Requisições

O módulo Atendimento de Requisições oferece aos setores da UFRN operações para que sejam acompanhadas e liberadas as requisições de materiais, diárias, suprimentos de fundos, hospedagem, passagem, materiais informacionais, biblioteca, serviços e auxílio financeiro, facilitando a operação e o controle dessas requisições.

Gestor De Auxilio Financeiro Ao Estudante, Gestor De Diárias, Gestor De Hospedagem, Gestor De Passagens, Gestor Suprimento De Fundos, Gestor Serviço Pessoa Física, Gestor Viagem, Gestor Viagem SCDP

Inativo

3

Almoxarifado

O módulo Almoxarifado dá suporte aos almoxarifados setoriais e ao almoxarifado central da UFRN, controlando seus estoques e as requisições por eles atendidas. O atendimento de uma requisição provoca baixa no estoque. Através desse módulo também são emitidos relatórios e cadastrados materiais.

Gestor de Almoxarifado, Diretor Material, Auditor do Almoxarifado

Ativo

4

Auditoria e Controle Interno

O módulo Auditoria dá suporte ao setor correlato no controle de envio de Relatórios de Órgãos de Auditoria (TCU, CGU) e recebimento de respostas/providências das unidades interessadas. O módulo permite também a geração de Relatórios de Gestão para resposta aos Órgãos de Auditoria ou análise interna.

Auditor

Inativo

5

Biblioteca

Esse módulo permite aos servidores da biblioteca central e os das bibliotecas setoriais, realizarem solicitações de compra e cadastrarem materiais, cadastrarem notas fiscais, emitirem relatórios, realizarem consultas etc.

Gestor Biblioteca, Gestor_Patrimonio_Biblioteca, Gestor_Coordenacao_Biblioteca, Gestor Editoras Biblioteca, Gestor_Atendimento_Req_Mat_Informacional

Inativo

6

Boletim de Serviços

O módulo Boletim de Serviços possibilita, de forma prática e dinâmica, a solicitação e a autorização para publicação de informativos e de boletins de serviços.

Gestor Boletim De Serviços

Inativo

7

Bolsas

O módulo de Bolsas permite a gerência de atividades relacionadas às bolsas e aos bolsistas, oferecendo uma interface dinâmica para: inclusão e análise de solicitações de bolsas, exclusão de bolsas atendidas e visualização de bolsas vigentes etc.

Gestor Bolsas Global, Gestor Bolsas Local, Gestor Bolsas Centro, Gestor Bolsas Convênio, Gestor Tipos Bolsa, Gestor Bolsas Convênio Global, Gestor Bolsas SIAFI

Inativo

8

Catálogo de Materiais

Através deste módulo é possível cadastrar materiais, solicitar um cadastro de material, bem como atender, negar ou retornar essas solicitações.

Gestor Cadastro Material, Gestor Cadastro Material Restrito

Ativo

9

Compra de Materiais Informacionais

Esta módulo tem a função gerenciar a aquisição de materiais informacionais, como livros, periódicos, dentre outros, além monitorar o fornecimento.

Gestor de Compra de Materiais Informacionais

Inativo

10

Compras

O módulo Compras oferece, aos usuários dos setores que realizam compras, operações que permitem o controle de compras e de licitações, o cadastro dos itens adquiridos através das mesmas, bem como a emissão de relatórios.

Gestor de Compras, Gestor de Licitações, Gestor Relatório Compras, Gestor de Compra de Serviços, Gestor de Pagamento de Serviço de Pessoa Física

Inativo

11

Licitações

 

Gestor Licitação

Inativo

12

Contratos

O módulo Contratos abrange atividades relacionadas aos contratos que são celebrados entre a UFRN e prestadores de serviços e de materiais. São envolvidas nesse módulo atividades como: detalhes contratuais, documentação, controle de movimentação e de pagamento, além de visualização de consultas e relatórios.

Gestor de Contratos Global, Gestor de Contratos, Gestor Designado em Unidades Beneficiadas, Fiscal de Contratos, Ex-Fiscal de Contratos

Inativo

13

Projetos/Convênios

O módulo de Projetos/Convênios dispõe aos usuários responsáveis um leque amplo de operações, tais como registrar convênios, associá-los aos contratos firmados pela instituição, submeter projetos, encaminhá-los para instâncias competentes os aprovarem, dentre outras diversas funcionalidades para a gerência das atividades concernentes ao módulo.

Emissor Análise Técnica, Emissor Despacho Projeto, Emissor Nota Técnica, Emissor Parecer Convenio, Emissor Parecer Financeiro, Emissor Parecer Jurídico, Executor Convenios Funpec, Executor_Setor_Promocao_Fundacao, Gestor Convênio Local, Gestor Convênios, Gestor Orçamento Convenio, Gestor Projetos

Inativo

14

Faturas

O módulo de Faturas informatiza o acompanhamento e registro das despesas a pagar através de faturas.

Gestor de Faturas

Inativo

15

Infraestrutura

O módulo Infraestrutura auxilia a Superintendência de Infraestrutura (SIN) na análise e no acompanhamento de obras, de manutenções, de projetos, de planilhas orçamentárias e de requisições de serviços.

Administrador Local da Sup. de Infraestrutura, Gestor de Obras, Gestor do Orçamento da Sup. de Infraestrutura, Gestor de Licitações da Sup. Infraestrutura, Gestor de Manutenção, Projetista SIN, Gestor de Acompanhamento de Obras, Fiscal de Obra, Superintendente de Infraestrutura, Gestor de Cronograma, Gestor de Meio Ambiente, Gestor de Obras da Fundação, Técnico de Manutenção

Inativo

16

Liquidação de Despesas

O módulo Liquidação de Despesas é empregado para controlar: recebimento de despesa, fornecedores de materiais, quitação de débitos, acompanhamento de entrega de material e emissão de relatórios relativos às despesas.

Gestor de Liquidação de Despesas

Ativo

17

Orçamento

O módulo Sistema Orçamentário visa integrar as atividades de administração com as de execução orçamentária da UFRN.

Gestor de Dotação Orçamentária, Executor de Convênio, Integrador SIAFI GLOBAL, Integrador SIAFI GESTORA, Executor de Orçamento Global, Executor do Orçamento, Executor Especial, Solicitador de Credito orçamentário

Ativo

18

Orçamento - Declaração de Disponibilidade Orçamentária (DDO)

O objetivo do módulo é tratar da declaração emitida pela autoridade administrativa (ordenador de despesa) com objetivo de autorizar a execução de despesas orçamentárias com adequação orçamentária e financeira, constituindo condição prévia para empenho e licitação de serviços, fornecimento de bens ou execução de obras.

Cadastrador de DDO de Contrato, Gestor DDO Autorizador Descentralizado, Gestor da DDO descentralizado, Gestor da DDO de Pessoal, Gestor da DDO central

Inativo

19

Patrimônio Móvel

O Sistema de Patrimônio tem como objetivo controlar os bens da UFRN.

Gestor de Patrimônio Global, Gestor de Patrimônio Local, Gestor de Patrimônio da Unidade Gestora

Ativo

20

Patrimônio Imóvel

O Sistema de Patrimônio tem como objetivo controlar os imóveis da UFRN.

Gestor de Patrimônio Imóvel, Visualizador_relatórios

Inativo

21

Processos com Código de Barras

O módulo de Processos com Código de Barras é utilizado para se obter uma maior agilidade no cadastro dos processos existentes na instituição.

Enviar Protocolo, Receber Protocolo

Inativo

22

Protocolo

O Sistema de Protocolos suporta as atividades relacionadas à manutenção de processos e de documentos, suas movimentações, armazenamento e relatórios.

Enviar Protocolo, Gestor de Documentos, Gestor de Fluxo de Processo, Procuradoria Jurídica, Receber Protocolo, Cadastrador Processo Antigo

Ativo

23

Requisições

O módulo Requisições centraliza as requisições de bens móveis e de consumo na Universidade. De uma forma geral, esse módulo contempla as requisições de materiais, serviços, suprimento de fundos, passagens, diárias etc.

Requisitor, Requisitor De Auxilio Financeiro Ao Estudante, Requisitor De Hospedagem, Requisitor De Itens Contratados, Requisitor De Serviços PF, Requisitor De Serviços PJ, Requisitor De Sup. Fundos, Requisitor Diárias, Requisitor_Livro_Contratado, Requisitor Material, Requisitor Material Unidade Gestora, Requisitor Mat. Informacional, Requisitor Mat Informacional Orcamento Próprio, Requisitor Passagem, Requisitor Sinfra, Autorizador De Orçamento Da Unidade, Autorizador Orçamento – Centro, Autorizador Orçamento Global, Autorizador Requisição - Chefe Imediato, Autorizador Requisição – Convênio, Gestor De Auxilio Financeiro Ao Estudante, Gestor De Diárias, Gestor De Hospedagem, Gestor De Itens Contratados, Gestor De Materiais Informacionais, Gestor De Passagens, Gestor Requisição, Gestor Serviço Pessoa Física, Gestor Serviço Pessoa Jurídica, Gestor Suprimento De Fundos, Gestor Viagem, Gestor Viagem SCDP

Inativo

24

Restaurante

O módulo Restaurante Universitário informatiza as atividades realizadas no âmbito do restaurante universitário da UFRN.

Gestor Restaurante Universitário, Gestor Restaurante Local, Gestor Restaurante Relatórios, Gestor Vendas Restaurante

Inativo

25

Sistema de Registros de Preços (SRP)

O SRP (Sistema de Registro de Preços) é voltado para a informatização do registro de preços de materiais adquiridos ou a serem adquiridos pela universidade. Além disso, ele permite a emissão de relatórios para que essas despesas sejam acompanhadas.

Gestor de SRP, Gestor de Compras SRP, Gestor de Compras

Inativo

26

Transporte

O módulo de Transportes é destinado ao DTO (Departamento de Transportes e Oficina), possibilitando gerenciar o abastecimento e os insumos para os veículos, o controle de motoristas lotados no DTO, dentre outros.

Gestor Transportes Global, Gestor Transportes Unidades, Gestor Transportes Veiculo, Gestor Transportes Abastecimento, Gestor Transportes Licenciamento Multa, Gestor Transportes Reserva Deslocamento, Gestor Transportes Manutenção, Gestor Transportes Entrada Saída Reserva, Requisitor Reserva Veiculo

Inativo

27

Portal Administrativo

O Portal administrativo fornece tarefas, consideradas comuns, a maioria dos servidores atuantes na área administrativa: patrimônio, compras, transportes, finanças etc, permitindo que esses servidores realizem cadastros de requisições, consultas, envio de memorandos eletrônicos, dentre outros.

 

Ativo

28

Portal da Direção Centro/Hospital

O Portal da Direção Centro/Hospital permite que os funcionários das unidades dos centros e dos hospitais da UFRN tenham um portal, no SIPAC, contendo o conjunto de operações do seu interesse, mais específica do que as operações do Portal Administrativo e menos abrangente do que as dos Portais da Reitoria e da Auditoria.

Portal da Direção do Centro/Hospital:

Inativo

29

Portal da Fundação

O Portal da Fundação é destinado aos servidores da FUNPEC (Fundação norte-rio-grandense de pesquisa e cultura), para que eles possam realizar o tombamento de bens adquiridos pela fundação, bem como o registro dos contratos de obras financiadas por ela.

Gestor Fundação, Gestor Patrimônio Fundação, Gestor Contratos Fundação, Gestor Projetos Fundação

Inativo

30

Portal da Reitoria

Portal composto basicamente por relatórios envolvendo almoxarifado, bolsas, compras, contratos, convênios, infraestrutura, orçamento, patrimônio, requisições e transportes. Ele contribui com relatórios utilizados no planejamento da UFRN.

Gestor Instituição

Inativo

31

Portal Público

 

Público Externo

Ativo

32

Mudar de Sistema

 

 

Ativo

33

Sistema de Cadastro

Operações que permitem o cadastro dos itens básicos do sistema.

Administrador SIPAC, Gestor Cadastro, Gestor Cadastro Fornecedor

Ativo

34

Sistema Mobile

 

Qualquer usuário com acesso ao SIPAC

Inativo

Fonte: https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:sipac:visao_geral

Atualizado em 19/04/2022 às 17:21 Visitas: 132