Como posso ajudar?

Primeiro acesso ao sistema Xibo

CTIC Xibo


Apresentação

O Xibo é um software livre de gestão de conteúdo voltado para sistemas de sinalização digital (Digital Signage). Na Ufopa ele é utilizado para programar e exibir os conteúdos que são veiculados em TVs e monitores instalados em locais de grande fluxo de pessoas e/ou com parada forçada, por exemplo, em elevadores e na filas de atendimento no Restaurante Universitário. Podemos resumir o que o Xibo pode fazer.

O Xibo permite que um usuário carregue a mídia e a organize em um layout que é então agendado para um ou mais monitores.

O Xibo é mantido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação. A gestão do conteúdo é de responsabilidade do CTIC e da Assessoria de Comunicação. A seguir são apresentados os procedimentos básicos para o uso da ferramenta.

Acesso

O acesso ao Xibo é realizado através de qualquer navegador web através do seguinte endereço:

https://xibo.ufopa.edu.br/

Ao entrar no endereço informado acima você deverá encontrar a seguinte de tela de login

Os usuários para acesso ao sistema Xibo são criados/excluídos pela coordenação de redes do CTIC e podem ser solicitados através do sistema de abertura de chamados GLPI. Neste tutorial iremos utilizar um usuário chamado comunica.

Dashboard

Ao fazer o login o sistema abrirá o dashboard inicial. Você deve se depara com a seguinte tela:

As telas do dashboard inicial podem variar de acordo com o nível de acesso do usuário. Todos os usuários da Comunicação estarão, por padrão, no grupo de usuários Comunicação e terão o mesmo nível de acesso.

Ao acessar o sistema será apresentado um menu à esquerda apresenta as seguintes opções:

  1. Programação: é onde o usuário pode visualizar o que está agendado para ser exibido em cada player individualmente ou em todos os players. A programação é altamente flexível e suporta agendamentos para monitores individuais, bem como para grupos de monitores.

  2. Período: é um recurso do sistema que permite que você crie um período de exibição e que pode ser reaproveitado no momento em que você estiver agendando uma mídia.

  3. Layout: são o design completo que é visto na tela. Os layouts são compostos de regiões que permitem dividir a tela/posição como você escolher, com cada região contendo sua própria lista de reprodução/linha do tempo à qual os widgets de mídia são atribuídos.

  4. Playlist: recurso que permite organizar mídias em sequência para exibição. É possível mesclar variados tipos de mídias em uma mesma playlist como imagens e vídeos, por exemplo.

  5. Mídia: página onde você pode visualizar todas as mídias já carregadas para utilização no sistema. Você também pode incluir/excluir mídias nesta seção.

  6. Players: são os monitores cadastrados para exibição de conteúdo. Cada player é um computador que está conectado a um ou mais monitores de vídeo onde são exibidos os conteúdos programados para aquele player;

  7. Grupo de Players: Recurso que permite agrupar os players de acordo com as necessidades do usuários. Isto facilita, por exemplo o agendamento. Ao invés de programar uma mídia para cada player é possível agendar para o grupo e assim exibir em todos os membros dele.

Criado em 26/04/2023 às 16:53 Visitas: 33