Como posso ajudar?

Cadastro de Certificados para Eventos

CTIC


DESCRIÇÃO

Este artigo tem como objetivo, orientar os usuários sobre como gerar certificados digitais para eventos realizados pela instituição, a partir da ferramenta de certificados digitais produzido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação.

PRÉ-REQUISITOS

  • Ter perfil de acesso ao sistema de geração de certificados;
  • Possuir informações dos Participantes/Realizadores do evento como cpf, nome e email.

 

ETAPA 1

Para ter acesso ao sistema, o usuário deverá acessar o enderço https://certificados.ufopa.edu.br/painel/login e realizar a autenticação com o usuário e senha previamente cadastrado. O sistema apresentará a tela de eventos cadastrados pelo interessado, possibilitando o cadastro de um novo evento. Nesta fase, conforme a figura abaixo, para cadastrar um novo evento basta selecionar o botão Cadastrar.

ETAPA 2

Nesta fase, o sistema apresentará a tela mostrada abaixo, onde devem ser preenchidos dados sobre o evento como o nome, data de inicio, data de encerramento e a arte do certificado. Este último, apesar de não ser obrigatório nessa fase, é imprescindivel para a identidade do evento. O não fornecimento da arte em formato jpg ou png, em tamanho 1288px x 911px, implicará na geração de certificados default do sistema. Após ter inserido as informações, o usuário deverá clicar em Cadastrar Evento.

ETAPA 3

Concluído o cadastro do evento, é preciso realizar o cadastro da atividade onde serão configurados as informações do certificado, conforme a imagem abaixo. Nela o usuário deverá selecionar o Evento, o Tipo de Atividade, um nome para a Atividade, a Carga Horária e o Facilitador. Na área Texto Para o Certificado, deve ser inserido o texto que deverá aparecer no certificado, incluindo as informações necessárias, disponíveis no quadro ao lado. É opcional inserir a palavra certificado no titulo do documento.

ETAPA 4

Após a o cadastro da atividade, já é possível cadastrar os participantes, conforme na imagem a seguir. Utilizaremos o evento chamado III Salão  de Orientação Profissional da UFOPA para exemplificar essa funcionalidade. Aqui o usuário tem duas possibilidade para registrar certificados para os participantes:

  • A primeira é cadastrar um por um: utilizada para evento com poucos participantes, utilizando o botão Adicionar, da coluna Participantes ;
  • Importar um planilha eletrônica: utilizada para gerar certificados para uma grande quantidade de participantes, utilizando o botão Importar;

Utilizaremos a segunda opção, importando uma planilha eletrônica. Para isso, podemos baixar a Planilha modelo, presente no menu lateral. Ela deve ser preenchida conforme as orientação presente no arquivo, conforme abaixo.

ETAPA 5

Considerando que o usuário tenha a planilha nos moldes pré-definido pelo sistema, cadastrado a atividade, é chegado o momento de enviar a planilha eletrônica com as informações. Para isso, na tela de eventos, na aba Participantes, clique em importar e será exibida a tela abaixo para o envio do documento. Após selecionar a atividade previamente cadastrada e escolher a planilha com os dados, para finalizar é necessário clicar em Importar Participantes.

ETAPA 6

Se o arquivo enviado estiver no moldes que o sistema aceita, o sistema emitirá uma mensagem de sucesso e os certificados estarão disponíveis para download na pagina https://certificados.ufopa.edu.br/, bastando interessado entrar com o cpf informado ou código de verificação para confirmar a autenticidade.

Atualizado em 11/05/2023 às 17:08 Visitas: 287