Como posso ajudar?

Configuração e consolidação de turma (Lançamento de notas)

Público-Alvo: Docentes da Graduação, Docentes da Pós-graduação Stricto Sensu

CTIC


A Turma virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações daquela turma afim de aumentar a interação entre alunos e professores via online. Nela contém os participantes (alunos + professores), notícias, tarefas e etc, inseridas pelo docente, e este por sua vez, informa as notas dos alunos e a frequência. no fim do semestre o professor consolida a turma.

 

Para realizar a tarefa de consolidação das turmas, será necessário efetuar os passos a seguir

 

Passo 1

O usuário deverá acessar o Link https://sigaa.ufopa.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do e surgirá a tela conforme apresentado na Figura 1. Para que o docente possa Entrar no Sistema e ter acesso ao SIGAA, será necessário que o mesmo informe o LOGIN e a SENHA que foram registrados anteriormente, e preencher corretamente conforme mostra a Figura 1.


Passo 2

O usuário deverá acessar a aba "PORTAL DO DOCENTE", conforme mostra a Figura 2.
 

Figura 2

Passo  3

O usuário deverá acessar dentro de "MINHAS TURMAS NO SEMESTRE" o "COMPONENTE CURRICULAR" desejado, conforme mostra a Figura 3.

Figura 3

 

Passo 4

Antes do usuário iniciar os seus trabalhos, o mesmo deve acessar "CONFIGURAÇÕES" e logo em seguida "CONFIGURAR TURMA", conforme mostra a Figura 4.

  • Configure a maneira através da qual os alunos desta turma poderão interagir com a Turma Virtual. O docente poderá informar se os discentes poderão ou não cadastrar fóruns e enquetes, além de configurar a forma como eles visualizarão as suas notas, conforme mostra a Figura 4.
  • É possível também definir como a média da unidade será calculada caso deseje dividir uma unidade em avaliações. Para isso, selecione uma das opções do campo "No cadastro de avaliações, a média da unidade 1, 2 ou 3 será:" As opções possíveis são:
  • Média Ponderada: Cada avaliação deverá ter um peso. A nota da unidade será calculada multiplicando as notas pelos pesos, somando os resultados e dividindo tudo pela soma dos pesos;
  • Média Aritmética: As notas das avaliações serão somadas e o resultado será dividido pelo número de avaliações;
  • Soma das Notas: As notas das avaliações serão somadas e a soma será a nota da unidade.

OBS: O PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DESCRITO ACIMA, SO SURTIRÁ EFEITO PARA CADA UNIDADE.

 

Figura 4

 

Passo 5

Após o usuário configura a turma, o mesmo deve acessar a aba "ALUNOS" e logo em seguida "LANÇAR NOTAS" conforme mostra a Figura 5.
 

Figura 5

 

Passo 6

  • Através dessa opção o professor lança as notas dos alunos no sistema.O professor poderá dividir a nota de uma unidade em quantas quiser, por exemplo. Ele pode dividir em 2 trabalhos, mas lembrando que a nota não é dividada pelo número de trabalhos criados, assim, se a primeira nota for 10,0 (dez), a nota da 1ª unidade será 10,0 (dez).Se o primeiro trabalho for 5 e a segunda for 2 a nota será 5 + 2 = 7.Para dividir a unidade em várias outras, basta clicar na bola verde com o sinal mais ao lado da unidade. O usuário deverá preencher o valor de "NOTA MÁXIMA", "DESCRIÇÃO" e "ABREVIAÇÃO", para que o sistema possa dividir a unidade em trabalhos.
  • Após ele lançar todas as notas o sistema calcula conforme o configurado previamente em "CONFIGURAÇÕES" e em seguda "CONFIGURAR TURMA".
  • Para salvar os dados digitados, o usuário deve clicar em "SALVAR", caso deseje cancelar ele clicar em "VOLTAR", para imprimir uma relação com as notas dos alunos, basta clicar em IMPRIMIR e para encerrar a turma basta clicar em FINALIZAR (CONSOLIDAR).Lembrando que a turma só deve ser finalizada após ter sido inserido todas as notas (1ª, 2ª e 3ª avaliação), bem como as faltas de todos os discentes.

OBS: Para que o resultado seja calculado e seja possível realizar a consolidação, é necessário que haja pelo menos uma Avaliação Individual marcada.

Figura 6

 

OBS: A NOTA SUBSTITUTIVA FARÁ A SUBSTITUIÇÃO DA MENOR NOTA DA UNIDADE QUE FOR ESCOLIDA COMO "AVALIAÇÃO INDIVIDUAL", CONFORME MOSTRA A FIGURA 6.

 

Seção III
Da Avaliação Substitutiva


Art. 28. A avaliação substitutiva constitui oportunidade opcional, igualmente oferecida a todos os discentes, no sentido de substituir uma das notas das três avaliações do componente curricular à qual ela se referir.
§ 1º A avaliação substitutiva será realizada após a avaliação final do componente curricular, em data definida pela secretaria acadêmica da unidade.
§ 2º A avaliação substitutiva somente poderá ser realizada após ciência do discente de sua nota da avaliação individual do componente curricular.
I – a avaliação substitutiva deverá ser única e conter questões referentes a todo o conteúdo obrigatório e complementar ministrado no componente curricular;
II – a nota da avaliação substitutiva será computada no intervalo de 0 a 10 (zero a dez).
III – a nota alcançada na avaliação substitutiva substituirá, obrigatoriamente, a nota de uma das avaliações individuais do componente curricular, considerando inclusive os fatores de ponderação da média final do componente curricular;
IV – caso o discente tenha faltado a uma das avaliações individuais a nota alcançada na avaliação substitutiva poderá ser simplesmente acrescida no cômputo da média final do componente curricular.
V – a inscrição para realização da avaliação substitutiva implica aceitação da troca obrigatória da média final do componente curricular.
VI - o discente deverá solicitar inscrição junto à Secretaria da Unidade ou Subunidade Acadêmica responsável pela avaliação substitutiva do componente curricular com pelo menos 02 (dois) dias de antecedência à realização da avaliação.
VII - o não comparecimento à avaliação substitutiva implicará em nota zero e substituirá uma das notas individuais do componente curricular a que se refere.
VIII – não haverá segunda chamada para a avaliação substitutiva, salvo nos casos previstos em lei.

Passo 7

Após o usuário preencher todas as notas e as possiveis faltas, o mesmo deve digitar a sua senha do sistema e clicar em "Finalizar (Consolidar)", conforme a instrução mostrada na Figura 7.

Atualizado em 19/04/2022 às 17:18 Visitas: 157