Como posso ajudar?

Como confirmar matrícula de aluno de pós-graduação pelo sistema?

Público-alvo: Coordenador e vice-coordenador de curso de pós-graduação

CTIC


Sabe-se que os alunos solicitam matrícula através do Portal do Discente e o coordenador deve analisar a solicitação de matrícula, confirmando ou negando.

Observações importantes:

  • Pelas regras do sistema, somente coordenadores (ou vice-coordenadores) de curso de Pós-graduação podem analisar solicitações de matrícula dos alunos, ou seja, o sistema não permite que secretários de curso façam essa operação.
  • Veremos em outro artigo que o orientador do aluno também pode analisar as matrículas do seu orientando.


O coordenador do curso ao logar no sistema e acessar o Portal do Coord. Stricto Sensu, visualizará na tela principal, na área de Matrículas On-line Pendentes de Orientação, a lista dos alunos que solicitaram matrículas, conforme destacada na imagem abaixo:

Após selecionar o aluno, clicando na setinha verde, o sistema exibirá a próxima tela, a qual exibirá as turmas que o discente solicitou matrícula, com algumas instruções importantes:

  • O coordenador pode aprovar ou negar a matrícula nas disciplinas solicitadas pelo aluno.
  • Caso a turma seja de outro Programa de Pós-graduação, além de sua aprovação, será necessária a aprovação do coordenador do outro Programa para que a matrícula seja efetuada.


Como você pode ver na imagem abaixo, as turmas que o aluno deve ser matriculado devem ser marcadas e caso queira registrar alguma orientação ao discente, há o campo para preencher logo abaixo:

Após isso, é só confirmar, clicando no botão Confirmar Matrículas.

O sistema exibirá a mensagem de confirmação de que a operação foi realizada com sucesso:

E a tela principal do Portal do Discente exibirá as turmas que o discente foi matriculado, semelhante a tela abaixo:

Atualizado em 19/04/2022 às 17:19 Visitas: 141