Como posso ajudar?

Definição de status de discentes no SIGAA

Público-alvo: Comunidade Acadêmica

CTIC


No SIGAA há vários status que definem a situação acadêmica do discente, segue abaixo, os conceitos que a UFRN utiliza:

  • PENDENTE DE CADASTRO: é a situação do discente que ainda não ingressou efetivamente na instituição de ensino, mas teve seus dados inseridos no sistema via importação de resultado de processo seletivo [tal como SISU ou algum outro processo seletivo utilizado pela instituição de ensino] tendo sido relacionado para estar presente/apresentar documentação em uma dada convocação.
  • CADASTRADO: É o indivíduo que compareceu ao cadastramento, porém, o período atual é anterior ao período de ingresso.

       Por exemplo: um discente que foi aprovado em primeiro lugar num curso que a entrada regular só se dá no segundo semestre, terá seu status cadastrado.

  • ATIVO: O significado do status ATIVO pode variar no contexto de cada instituição. Na conjuntura da UFRN, esse status é associado ao discente que possui vínculo em vigor com a instituição e não encontra-se TRANCADO ou FORMANDO (que possui vínculo ATIVO, mas está matriculado no conjunto mínimo de componente curriculares para tornar-se formado em caso de integralização). Na situação mencionada, até tornar-se TRANCADO por não-matrícula, o discente seria considerado ATIVO.
  • TRANCADO:  É o status do discente que realizou a suspensão de programa, que tem vínculo ATIVO porém solicitou a interrupção temporária.

       * AFASTADO: O afastamento (caso seja a mesma forma que utiliza-se aqui na UFRN) é tratado como trancamento. Então o status utilizado seria o de TRANCADO.

  • FORMANDO: É a situação na qual o discente já integralizou uma parcela significativa do curso e está matriculado em turmas ou atividades que, caso sejam integralizados positivamente, o tornaria FORMADO.

       Por exemplo: Imagine que um discente possui a pendência de um único componente em 2017.2, e consegue realizar a matrícula nesse componente; a partir daquele momento ele assume o status de formando.

  • GRADUANDO: É o equivalente ao FORMADO nas versões mais recentes do sistema; sendo o discente que concluiu todas as pendências acadêmicas (integralizou toda a carga horária mínima exigida) porém ainda não recebeu a outorga do grau.
  • FORMADO: É a situação do discente que concluiu todas as pendências acadêmicas exigidas pela sua estrutura curricular, porém ainda não recebeu o grau acadêmico.

       * A transição de status de um discente de FORMADO para CONCLUÍDO se dá pelo registro do diploma (seja ele individual ou coletivo) através do módulo DIPLOMAS.

  • CONCLUÍDO: É a consequência natural do status anterior, implicando na conclusão de todas as pendências acadêmicas exigidas pela estrutura curricular, com a adição da condição de já ter seu diploma registrado (o que o tornaria apto para a colação de grau);
  • CANCELADO: É a situação do discente que teve seu vínculo finalizado "negativamente", ou seja, por desistência, insuficiência de rendimento acadêmico, decurso de prazo máximo, etc.

       * JUBILADO: No contexto da UFRN, esse status não existe. Sendo utilizado CANCELADO para o substituir.

  • EXCLUÍDO: O status é utilizado para quando o vínculo do discente NUNCA nem deveria ter sido criado.

        Por exemplo: quando o discente é aprovado na primeira chamada do SISU numa segunda opção e é convocado para sua primeira opção numa chamada posterior (num mesmo ano-período), Nesse caso, o vínculo anterior nem deveria ter existido, por isso é atribuído o status EXCLUÍDO;

- ATIVO EM DEPENDÊNCIA, DEFENDIDO, EM HOMOLOGAÇÃO: São status de discentes que não ocorrem a vida acadêmica de um discente de um curso de nível graduação, sendo utilizadas no nível Stricto Sensu.

 

Observação importante:

Os status foram desenvolvidos pela PROGRAD/PGG da UFRN para refletir uma realidade dos alunos durante a vida acadêmica dos mesmos, dispensando-se nesse caso, a exigência de normas para balizá-los.

Atualizado em 19/04/2022 às 17:21 Visitas: 192